Histórico
Fotos
Ações
Fale Conosco
Você concorda que os brasileiros façam protestos durante a Copa?




 
 
 
 
Quinta-feira, 24 de abril de 2014.
No ar: - -
No ar: - -
 
 
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA FUNDAÇÃO CANUDOS ATRAVÉS DA CANUDOS FM
 

AÇÃO: Fundação Canudos instalações da Cocalqui e Caçados Aniger
PERÍODO: 22 de Março de 2014

A Fundação Canudos mantém em sua emissora de rádio, a Canudos FM (106,7), integrante do Sistema Maior de Comunicação, campanhas educativas permanentes que contam com o apoio da Cocalqui (Cooperativa de Calçados de Quixeramobim), tendo como base esta parceria a entidade visitou neste mês de março as instalações da empresa. A visita foi estendida ainda à Calçados Aniger.

Depois de serem recebidos pelos representantes da Aniger, Marcos Rezende, e da Cocalqui, Isney Lima e equipe, os visitantes conheceram os galpões de produção e as áreas administrativas, onde puderam acompanhar de perto o trabalho desenvolvido no Pólo Calçadista em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

 

AÇÃO: Fundação Canudos mantém parceria com projeto de rádio escola no Liceu de Quixeramobim
PERÍODO: 20 de Fevereiro de 2014

A Fundação Canudos visitou em Fevereiro as instalações da rádio escola do Liceu de Quixeramobim. Durante a visita os jovens das turmas do 3º ano participaram de um bate papo com o diretor da entidade, Sérgio Machado sobre a importância do rádio na escola. A conversa aconteceu no auditório da escola. Machado ouviu opiniões dos alunos sobre a visão deles em relação ao veículo rádio e a comunicação. 

O projeto funciona em uma sala própria, com mesa de som e os demais equipamentos necessários para a transmissão, além de caixas amplificadas espalhadas por toda a unidade de ensino e conta com o auxílio dos professores do núcleo de informática da instituição. Durante os intervalos das aulas os alunos responsáveis pela programação da rádio interagem com os demais através de músicas, recados e dinâmicas. O espaço também é utilizado para informar a comunidade escolar sobre eventos promovidos dentro e fora da instituição, além de informações sobre aulas, provas, etc. 

A Fundação Canudos abriu vagas de estágio para alunos do projeto como forma de incentivar e preparar melhor aqueles que se destacam no projeto. A aluna Bruna Felipe foi a primeira a passar um período conhecendo o funcionamento da Canudos FM. Agora o aluno também do 3º ano, David Lemos, segue o estágio. Durante o período em que estão no estúdio, os alunos aprendem noções de operação de áudio e locução. 

 

AÇÃO: Fundação Canudos participa da programação do Conselheiro Vivo 2014
PERÍODO: 10 a 13 de março de 2014

Março é o mês dedicado a Antonio Conselheiro e, como sempre, a Fundação Canudos em parceria com a Ong Iphanaq e diversas entidades realizou mais uma edição do evento, Conselheiro Vivo, nos dias 10, 11, 12 e13 de março. 

 A emissora Canudos FM 106,7, pertencente a Fundação, foi por mais uma vez a rádio oficial do evento. Durante os quatro dias de atividades espaços em diversos programas foram abertos para divulgar as ações do Conselheiro Vivo, além de, pelo segundo ano consecutivo, a emissora produzir o programa: ‘Conselheiro no rádio’, que trouxe diversos convidados para falar sobre Canudos, Conselheiro e sua trajetória de luta. 

Apresentado pelo historiador Neto Camorim, o programa teve como principal objetivo buscar resgatar por meio do rádio a memória de Conselheiro e sua imersão junto ao cotidiano da cidade. “Essa parceria com a Fundação Canudos continuará para que o Conselheiro seja de fato mais vivo. Queremos uma realidade mais comprometida dentro das ações da solidariedade e dentro das ações da justiça social”, disse Neto.

Já o diretor-presidente da Fundação Canudos, Sérgio Machado, destacou o empenho da entidade em manter viva a história de Conselheiro e Canudos: “Nós (a Fundação Canudos) queremos sempre estar inseridos no Conselheiro Vivo. Sabemos que temos um importante papel social neste contexto, afinal não é por acaso que também nos chamamos Canudos. Estivemos e sempre estaremos com nossos espaços disponíveis para gente de bem que trabalha muito para manter viva a memória de Conselheiro e de Canudos”.

 

AÇÃO: Canudos FM preserva a memória do rock com programa especial e presenteia os ouvintes com a inserção
PERÍODO: Permanente

Por meio da Canudos FM, emissora pertencente a Fundação Canudos, o rock ganhou um espaço reservado na programação com um programa específico para o gênero, apresentado por jovens que curtem e entendem do assunto. O programa é um dos projetos da entidade para o ano de 2014.

Em uma postagem na internet, o ouvinte Wedson Saldanha afirmou: “Era o que faltava no rádio de Quixeramobim”. Intitulado “Hora do Rock”, o programa mescla o bom Rock Nacional com o resgate de clássicos do Rock Internacional, atraindo a cada dia mais ouvintes, o que motivou os apresentadores, que são todos quixeramobinenses, a realizarem um quadro onde eles discutem temas de interesse do mundo jovem, como drogas, sexualidade, internet e outros. 

“Começamos o programa com uma grande expectativa de que iria dar muito certo, e deu. A cada dia que passa nos sentimos mais à vontade para realizar o que chamamos de lazer para o nosso domingo”, ressaltou Sarah Oliveira, uma das integrantes da bancada do programa.  A “Hora do Rock” vai ao ar todos os domingos a partir das 18h30min na Canudos FM. 

Além da “Hora do Rock”, a Canudos FM presta, através de sua programação, presta outro serviço à cultura e à musica brasileira, realizando diariamente homenagem ao Rei Roberto Carlos com o quadro “Canudos FM emoções e a música do Rei”, que traz músicas de Roberto em todos os programas da emissora. 

Roberto Carlos é o artista mais popular e bem-sucedido da música brasileira de todos os tempos, já tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns em todo mundo e sendo o único latino a atingir tal marca. E não é preciso gostar de Roberto para reconhecer que ele é a cara do Brasil. 
A Fundação Canudos reconhecendo a importância desse ícone da música brasileira, resolveu inovar e, em uma parceria estabelecida entre a emissora e o filho do Rei, Dudu Braga, trouxe ao público quixeramobinense o programa “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, apresentado por Dudu, um sucesso de audiência em Fortaleza e nas principais capitais do Sul e Sudeste do País. 

A Canudos FM é a primeira emissora do interior do Estado do Ceará que tem em sua grade de programação o filho de Roberto Carlos. O programa que vai ao ar aos domingos, sempre às 10 da manhã, além de conter as músicas do ‘paizão’, como Dudu se refere a Roberto, faz um resgate do que há por trás das canções, o processo de produção e como foram compostas algumas daquelas músicas que fazem parte da história de muita gente.
 
Durante o programa Dudu tira dúvida dos ouvintes e comenta as principais notícias que saem na imprensa sobre seu pai. Sempre atencioso, Dudu finaliza todos os domingos com uma mensagem especial para a Canudos FM. A audiência do programa cresce a cada dia. “Roberto é Roberto e ponto. Uma evolução para o rádio em Quixeramobim”, destacou a ouvinte Aline Souza na página da FM na rede social Facebook.  

 

AÇÃO: Fundação Canudos apoia realização de tradicional Festa Junina em Santa Isabel
PERÍODO: Período: 21 e 29 de junho

A Fundação Canudos apoiou a realização da edição de número seis do Arraiá da Cumadi Isabé, realizado na localidade de Santa Isabel, Distrito de São Miguel, a 42 km de Quixeramobim. Durante duas semanas foram abertos espaços para divulgação em sua emissora de rádio, a Canudos FM 106,7. 

O Arraiá é de iniciativa do projeto “Viver Bem no Sertão”, da Associação Comunitária de Santa Isabel (ACOSI), que realizou, ainda, no dia 21 de junho, palestras sobre a agricultura familiar, saúde dos jovens e adultos e qualidade de vida. Na ocasião, foram expostos trabalhos dos alunos da escola local e realizada uma corrida de jegue. No dia 29, a comunidade realizou uma exposição com barracas de comidas típicas, quadrilha junina, queima de fogueira e forró pé de serra. Todo dinheiro arrecado na festa foi destinado para a reforma do Centro Comunitário.

A Fundação Canudos, em parceria com o Sistema Maior de Comunicação, desenvolveu ainda matérias jornalísticas, entrevistas com integrantes da organização para divulgar e atrair pessoas para prestigiarem o Arraia e cobertura do evento.

 

AÇÃO: Fundação Canudos apoia realização de mais uma edição do Conselheiro Vivo
PERÍODO: 08 a 13 de Março de 2013

A Fundação Canudos foi uma das entidades que apoiaram mais uma edição do evento Conselheiro Vivo, que homenageia o mártir dos Sertões de Canudos, Antonio Conselheiro. O evento é realizado na semana em que se comemora o aniversário de vida de Conselheiro. A Fundação, através de sua emissora de rádio, Canudos FM, realizou atividades voltadas para a inserção da história do beato em sua programação.

Na edição deste ano a emissora transmitiu dois programas que contavam a historiografia do beato. O primeiro deles tinha como nome “Conselheiro: no papel, no tempo e nas artes”, aconteceu no domingo, 10, de 11 às 13 horas e contou com a participação de uma caravana do município de Canudos, na Bahia, que visitou Quixeramobim. A visita da comitiva fomentou o colorido do programa que além de poesias e histórias retratava a emoção dos canudenses, que, pela primeira vez, visitavam a terra natal de Antonio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.

A emissora transmitiu também, na quarta-feira, 13, de 12 às 14 horas, o programa especial “13 de Março: Parabéns ao Conselheiro”, onde integrantes das entidades que participavam do evento puderam dar seu ponto de vista em relação a programação montada para comemorar a data. Através de suas ferramentas na internet, o programa transmitido pela Canudos FM foi acompanhado pela comitiva de Canudos – BA, que já havia deixado Quixeramobim.

A Fundação Canudos tem uma preocupação em manter viva a história do mártir dos Sertões Nordestinos. Através de sua emissora divulga a história e a memória cravada no imaginário popular de Quixeramobim e Canudos. Em resumo, o evento deste ano serviu para fomentar o crescimento sobre o estudo e o conhecimento por parte da população quixeramobinense sobre a vida e a peregrinação de Antonio Conselheiro.

 

AÇÃO: Fundação Canudos e Canudos FM resgatam músicas de Luiz Gonzaga
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, através de sua emissora, a Canudos FM 106,7, destinou em sua programação um espaço dedicado a memória das músicas do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A ideia é fazer com que a cada dia as músicas do forró autêntico de Luiz tenham destaque na emissora.

A ação visa também homenagear o centenário do Rei Luiz, que se vivo, no dia 13 de dezembro, faria 100 anos. Além de Luiz Gonzaga, o Rei da Música Popular Brasileira, Roberto Carlos, também possui espaço permanente na programação. “Utilizar as músicas desses dois artistas é uma forma de resgatar a história musical de nosso país”, ressaltou Sérgio Machado, diretor-presidente da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação.

Entre os ouvintes a aceitação foi de imediato. As músicas de Gonzaga são acompanhadas da leitura de cordéis criados pela própria Fundação Canudos e da veiculação de vinheta cantada: “Dois passos pra lá, dois passos pra cá, é o Rei do Baião que vai tocar forró pra gente. Toca Seu Luiz!”. O fato é que, ressaltar a cultura, implantar a música do Sertão no Sertão é reviver através de melodias a história de um povo, da gente nordestina, tão bem representada na obra de seu Rei, Luiz Gonzaga.

 

AÇÃO: Fundação apoia estreia do espetáculo teatral “Nos Acuda São Toin”
PERÍODO: 10 de agosto

Tendo como foco o fomento à cultura e o reconhecimento dos talentos locais, a Fundação Canudos apoiou a estréia do espetáculo “Nos Acuda São Toin”, do Grupo Lamberage de Arte e Cultura, no último dia 10 de agosto, no Memorial Antonio Conselheiro, em Quixeramobim.

O espetáculo contou com 10 atores genuinamente quixeramobinenses. “Nos Acuda São Toin” narra a história da jovem “Branquícia”, que apela para Santo Antonio ajudá-la a casar com “Zulú”, seu grande amor. Os integrantes do grupo estiveram no estúdio da Canudos FM, emissora pertencente à Fundação Canudos, onde discutiram sobre o espetáculo e a importância da difusão do teatro entre os jovens de Quixeramobim.

Segundo Alan Severo, diretor do espetáculo, a parceria foi de fundamental importância: “A Fundação Canudos teve uma grande parcela na realização de nossa estréia e além de contribuir com a divulgação, nos ajudou a repassar à população a importância do teatro”. Ainda de acordo com Alan, é preciso acostumar à população de Quixeramobim a frequentar o teatro: “São iniciativas como essa que fazem com que a população tome como hábito a presença no teatro. Esperamos manter nossa parceria”, disse.

 

AÇÃO: Tradição é mantida em mais uma edição do Café do Alfredo
PERÍODO: 9 de junho

Empenhada na preservação da tradição dos cultos populares, a Fundação Canudos apoiou a V edição do Café do Alfredo, que aconteceu no dia 09 de junho, em Quixeramobim. O evento que já se tornou marco no município e é realizado a cada dois anos, tendo como objetivo reunir amigos e familiares de Alfredo Almeida Machado, escolhido em votação popular o “Quixeramobiense do século XX”.

O evento é realizado sempre no mês de junho, coincidindo com as festividades do padroeiro do município, Santo Antonio. Época essa, em que amigos e familiares visitam a cidade para reverenciar o Santo. Este ano, a programação contou com as apresentações do sanfoneiro Luís Paulo do Acordeon e da Orquestra de Sopro Padre Vital Elias Filho, de Madalena.

A idéia do evento surgiu ocasionalmente, quando Dona Tereza Holanda Machado, esposa de Alfredo, resolveu reunir informalmente, no ano de 2004, familiares e amigos para tomar um café, algo que seu marido fazia todas as vezes que alguém chegava a sua casa. Ideias como essa, que buscam resgatar e preservar a história conta com o apoio da Fundação Canudos.

 

AÇÃO: Fundação Canudos apoia lançamento do livro “No Tempo dos Coronéis”, em Quixeramobim
PERÍODO: 9 de junho

Tendo como objetivo fomentar a importância da literatura, da arte e da cultura, a Fundação Canudos apoiou o jornalista João Ciro Saraiva no lançamento de seu livro “No Tempo dos Coronéis”, no dia 09 de junho, em solenidade realizada no Hotel Veredas do Sertão, em Quixeramobim.

No livro de 300 páginas, o autor revela como os coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra governavam o Ceará nos anos 1960, 1970 e 1980. A Fundação possui uma preocupação de sempre apoiar projetos e iniciativas que contribuam para a preservação da história e promoção da cultura regional. O escritor João Ciro fez questão de expressar sua gratidão àqueles que colaboraram com o sucesso do evento: “O lançamento do livro aqui em Quixeramobim, para mim, foi um sucesso, sou muito grato a todos”, disse.

 

AÇÃO: Novas escolas são beneficiadas com doações de livros da Fundação Canudos
PERÍODO: Permanente

Ciente da importância da leitura para a educação e a formação de crianças e adolescentes, a Fundação Canudos beneficiou mais duas novas escolas do município de Quixeramobim, no Sertão Central, com doações de livros.

As unidades beneficiadas desta vez foram a Escola de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Fernandes, no Bairro da Cohab e Escola de Ensino Fundamental Dona Maira de Araújo Carneiro, no Bairro Monteiro de Morais, na zona urbana do município. Para o diretor da Escola Maria Carneiro, Marcelo Pedrosa, a ação da Fundação é importante para a difusão da leitura entre os jovens: “É muito importante e louvável. Iniciativas como essa sempre serão bem aceitas. Fico feliz em ter nossa Escola contemplada”, disse.

A campanha de doação é permanente e conta com a doação de livros, revistas e periódicos que a Fundação arrecada e repassa para as instituições de ensino. 

 

AÇÃO: Fundação Canudos e Escola Profissionalizante implantam rádio escolar em Quixeramobim
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, em parceria com o Grêmio estudantil “Geração.com”, da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, implantou na unidade de ensino o projeto de uma rádio escolar. O objetivo é disponibilizar aos alunos uma nova visão sobre a mídia radiofônica, assim fazendo com que os estudantes possam contribuir para o pleno exercício da cidadania através das ondas do rádio.

A idéia do projeto surgiu após encontros realizados em setembro de 2011 entre os alunos e membros da Fundação. Os equipamentos necessários para que a rádio pudesse funcionar foram devidamente instalados em um estúdio montado pelos próprios alunos na escola. A rádio funciona nos intervalos do almoço e do lanche, já que a unidade de ensino funciona em período integral.

Os estudantes realizaram durante o mês de março no estúdio de gravação SM Publicidade, pertencente ao Sistema Maior de Comunicação, grupo do qual a Fundação Canudos faz parte, gravações de vinhetas e a formatação da grade de programação da rádio escolar. Para elaborar o formato da programação foi preciso definir o nome dos programas e também seus estilos, noticiários, musicais, humorísticos e educativos, com a participação de todos os alunos envolvidos.

A Fundação Canudos realizou, no dia 02 de maio, a entrega de todo o material de áudio destinado à rádio escola. A Fundação Canudos, parceira do projeto, acredita que com iniciativas como essa, ocupando a juventude em projetos que os integrem à comunidade e estimulem a cidadania, ajudam a combater as drogas e melhoram o desempenho escolar. A parceria da Fundação Canudos com a unidade escolar é permanente e possibilitará que a instituição continue acompanhando e assessorando o projeto.

 

AÇÃO: III Quiarte- Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central
PERÍODO: 15 a 18 de dezembro de 2011

Durante os dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro de 2011,a cidade de Quixeramobim foi transformada em um verdadeiro corredor cultural.  Artistas de todo o Estado do Ceará se reuniram para compor a III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central. A magia do circo, o teatro, a dança, as manifestações folclóricas que preservam o patrimônio histórico fomentaram a produção cultural da região.

Em sua terceira edição, a Quiarte promoveu ações de formação, através de oficinas realizadas em escolas públicas da região na semana que antecedeu o evento, e abriu espaço para a difusão das diversas manifestações artísticas da terra.

O III Salão de Artes Plásticas reuniu na casa de Antonio Conselheiro obras de onze artistas da região. Grandes shows musicais com artistas como Tribo de Jah, Ítalo e Renno, Dona Zefinha, Chico Pessoa, Cacimba de Aluá, Fulô de Aurora se apresentaram ao lado dos grupos locais: Azanias e Banda, John Robson e Banda e Luís Paulo do Acordeon e Pegada do Forró.

Espetáculos circenses; peças teatrais; boi de reisado; mostra de filmes; roda de capoeira, além de manifestações tradicionais movimentaram as ruas de Quixeramobim. Todas as atividades se deram de forma gratuita, dando oportunidade de acesso a todos.

A Mostra contou ainda com a entrega da comenda Alfredo Machado, outorgada pela Fundação Canudos, que homenageia através do Troféu Benjamim personalidades que se destacam pela efetiva contribuição ao desenvolvimento, valorização e defesa dos interesses do município de Quixeramobim. Nesta edição, foram agraciados com a honraria o ex-deputado federal, Leorne Belém, o médico e ex-prefeito de Quixeramobim, Antonio Almeida Machado e a artista plástica Bianca Menescal.

A cada realização da Mostra a Fundação Canudos busca democratizar o acesso aos bens culturais, reafirmar as singularidades do Sertão Central, desenvolver e promover o turismo na região. A Quiarte veio mostrar que quando se dá acesso à arte e a cultura, o público reage, acolhendo, participando, se apropriando de seus espaços e exercendo sua cidadania através do direito de acesso à cultura.

 

AÇÃO: Grêmio estudantil da Escola Profissionalizante e Fundação Canudos discutem implantação de rádio esco
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, entidade de direito privado sem fins lucrativos que visa concretizações de saúde, educação, informação, lazer, habitação, cultura, ciência, desporto, agricultura, pecuária, micro-unidades produtivas, mão-de-obra qualificada e outros instrumentos de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico da população, com seu Presidente Sérgio Eduardo Holanda Machado, junto com os alunos do Grêmio estudantil “Geração.com” da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira de Quixeramobim fizeram uma reunião no dia 29 de setembro de 2011 para discutir a implantação de uma rádio escola, atendendo o convite feito pelos próprios alunos.

A reunião deverá render uma parceria da Fundação Canudos com o Grêmio estudantil, viabilizando, assim, a implantação de uma rádio na escola, possibilitando o acesso à informação, cultura, entretenimento e uma maior integração entre os alunos e a comunidade escolar, como um espaço para discussão de assuntos que envolvem a juventude e a educação, além de oferecer uma alternativa de entretenimento para o público atendido pela instituição que funciona em período integral.

Outros encontros deverão ser realizados para elaboração do projeto e aquisição de equipamentos para montagem da estrutura necessária ao desenvolvimento das atividades.

 

AÇÃO: Fundação Canudos prepara jovens para o mercado de trabalho
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, entidade de direito privado sem fins lucrativos, tem por finalidade empreendimentos e promoção humana, elevação do nível de vida e bem-estar social nas áreas rurais e urbanas do Estado do Ceará, em especial no município de Quixeramobim. A entidade visa concretizações de saúde, educação, informação, lazer, habitação, cultura, ciência, desporto, agricultura, pecuária, micro-unidades produtivas, mão-de-obra qualificada e outros instrumentos de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico da população.

Com esse foco, a Fundação Canudos conta com um
programa de qualificação e estágios, direcionado à formação de jovens para atuação no setor de radiodifusão em funções como locutor e operador de áudio, onde são realizados serviços de locução básica, locução publicitária, produções para o rádio, edição de áudio e produção musical. Os estágios têm duração de três meses e são oferecidos sem nenhum custo.

Para fazer parte do programa, os interessados deverão ter noções básicas de informática e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Segundo o estagiário Elistênio Alves, “essa foi sem dúvida nenhuma uma oportunidade ímpar, pois é uma forma de adquirir novos conhecimentos, além de ser um grande salto em nossa vida profissional”.

Mais do que dar uma oportunidade de acesso a conhecimentos teóricos, o programa oferece uma alternativa de aprendizagem prática e dinâmica, possibilitando a inserção do jovem no mercado de trabalho. “Esta é a nossa contribuição. Capacitar esses jovens e dar uma oportunidade para que eles possam desenvolver suas habilidades”, complementa Sérgio Machado, presidente da Fundação Canudos.

 

AÇÃO: Fundação Canudos no Combate a Dengue
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, juntamente com a Canudos FM, lançou mais uma importante campanha de mobilização social, desta feita contra a dengue, doença que avança em todo o Estado e País, vitimando milhares de pessoas, principalmente nos períodos chuvosos, graças à capacidade de adaptação do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A campanha “dengue se combate todo dia”, veiculada através da Canudos FM, tem como objetivo conscientizar a população de que o combate à doença se faz diariamente, com atitudes simples, que estão ao alcance de todos. Além dos spots veiculados, a emissora leva ao ar a participação de profissionais da área de saúde, que mantêm a população informada acerca dos sintomas e os cuidados que as pessoas acometidas pela doença devem ter para uma pronta recuperação. E ainda um alerta sobre focos do mosquito na cidade para que sejam tomadas as medidas necessárias a de eliminação.

Faça também a sua parte. Elimine os focos que estiveram ao seu alcance e informe-os à Vigilância Sanitária de sua cidade. O Ministério da Saúde conta com um serviço denominado Disque Saúde (0800 61 1997), através do qual é possível obter mais informações sobre esse mosquito que causa tantos danos a saúde.

 

AÇÃO: Campanha de doação de livros, revistas e periódicos
PERÍODO: Permanente

No último sábado, 26, a Fundação Canudos iniciou mais um ciclo da campanha de doação de livros, revistas e periódicos a escolas de ensino público no município de Quixeramobim.

Desta vez a instituição beneficiada foi a Escola de Ensino Fundamental Manoel Leocádio, localizada na pequena comunidade de Coque, no Distrito de Berilândia. A Escola atende apenas a crianças do pré-escolar ao 4° ano e não conta com uma biblioteca. “Com a doação destes livros, o acervo didático e as fontes de pesquisas e estudo serão ampliados”, disse Adenize Silva Paulo Ferreira, diretora da unidade escolar.

A iniciativa da Fundação Canudos tem por objetivo a promoção do aprimoramento da leitura e escrita, que representam uma das maiores dificuldades enfrentada pelos educadores e gestores educacionais no ensino de crianças e adolescentes. A campanha é permanente e conta com a doação de livros e revistas que são repassados às escolas públicas do município.  Para colaborar, entre em contato: (88) 3441.02.63/3441.11.78.

 

AÇÃO: Projeto Agente de Trânsito Mirim lançado em Quixeramobim
PERÍODO: 23 de março de 2011

A Fundação Canudos, em parceria com o Grupo Edson Queiroz, apoiou uma iniciativa do Conselho Comunitário de Defesa Social, coordenado pela professora Maria José Damasceno, a confecção de fardas para os agentes mirins de trânsito, selecionados em escolas públicas do município e que tiveram aulas de cidadania e educação no trânsito.

Essa parceria resultou na entrega de 15 uniformes para crianças que irão atuar na comunidade com o auxílio da Autarquia de trânsito em campanhas educativas, orientando as pessoas no exercício da cidadania.


O lançamento do projeto foi no último dia 18, em cerimônia pública em frente ao paço municipal, e contou com várias autoridades públicas. Junto à cerimônia foi realizada a eleição da prefeita-mirim do município, Aline Vanessa Borges de Almeida, de 13 anos, aluna da Escola Luísa Távora.

A programação contou ainda com a realização de palestras no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Quixeramobim, sendo a primeira sobre educação no trânsito, proferida pela Sra. Ângela Maria, Diretora de Educação do Trânsito do DETRAN-CE, e a segunda e última sobre os direitos da Criança e do Adolescente, intitulada “Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, que foi proferida pelo professor Marcos Machado.

 

AÇÃO: Campanhas educativas e programa cultural
PERÍODO: março de 2011

Parcerias realizadas entre a Fundação Canudos, Agência Senado e Rádio Câmara, possibilitaram a realização de novas campanhas educativas e valorização da cultura brasileira através da Canudos FM.

A campanha de combate a violência conta a mulher, iniciada no dia 04 de março, em homenagem ao dia Internacional da Mulher e os informativos com dicas sobre prevenção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de acidentes e promoção da não-violência no carnaval foram as principais ações da Fundação Canudos e da Canudos FM no mês de março de 2011.

Em se tratando de valorização da cultura, a emissora veiculou uma série de programas especiais sobre as marchinhas de carnavais, que contribuíram para manter viva a tradição do carnaval brasileiro. 

 

AÇÃO: Seminário Patrimônio e Desenvolvimento
PERÍODO: 11 e 12 de Novembro de 2010

A Fundação Canudos, juntamente com a Canudos FM, que tem como um dos objetivos de promover a cultura regional, apoiou a Superintendência Estadual do Iphan e a ONG Iphanaq no Seminário Patrimônio e Desenvolvimento.

Durante os dias 11 e 12 de novembro de 2010, no auditório do Hotel Veredas do Sertão e na Casa Antônio Conselheiro, aconteceu exposições, oficinas, show musical, performances teatrais, documentários e lançamentos de artistas da cidade, com o intuito de debater o futuro da cidade e apreciar a produção cultural.

Também, na quinta e na sexta-feira, houve caminhada pelo centro da cidade, saindo às 08:00hs da sexta da casa de Antonio Conselheiro, encerrando com rodada de conversa. Os participantes do seminário ganharam um cd do artista Luis Pereira, mestre da rabeca.

Para maiores informações sobre os projetos realizados pelo Iphanaq, acessem: www.patrimoniovivo.com.br.

 

AÇÃO: Campanha Cidade Limpa
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos lançou a campanha Cidade Limpa para conscientização da população em torno do descaso do lixo em nossa cidade.

O objetivo da campanha é provocar as pessoas para a mudança, para que elas se conscientizem da importância de manter nosso espaço urbano limpo e saudável, a partir de hábitos simples, como descartar o lixo residencial ou corporativo em locais apropriados, nos dias de coleta e não jogar lixo nas ruas, poluindo o meio ambiente.

A Fundação Canudos acredita no protagonismo cidadão, na capacidade de cada um de nós fazermos a nossa parte, construindo assim uma sociedade melhor para todos.

 

AÇÃO: Sanfoneiros “Irmãos Paulo” comandarão novo programa da Canudos FM
PERÍODO: Permanente

A rádio que é preferência no sertão central, não para de inovar na sua programação. Dia primeiro de agosto, reestreiou na Canudos FM, das 7 as 9h da manhã, o programa Sertão de Memórias.

O programa promove o resgate das raízes de nossa terra através do mais autêntico Forró pé de serra, que é tão bem representado pelas letras do “Rei” Luiz Gonzaga, e que desta vez vem pela voz, ritmo e gingado dos sanfoneiros, “Irmãos Paulo”, como assim são conhecidos Dedé e Luís.

A Fundação Canudos, através da Canudos FM, realiza um trabalho permanente de incentivo e promoção a iniciativas deste tipo, o que mostra o interesse da instituição na preservação da cultura nordestina, louvando a identidade de cada cearense, seja pela música ou por qualquer outra manifestação cultural que represente verdadeiramente a essência do nosso povo.

 

AÇÃO: Gravação de CD
PERÍODO: Maio/Junho 2010

A Fundação Canudos, com o objetivo de promover a cultura regional, produziu um CD promocional com intérpretes e compositores de Quixeramobim, que fazem através da música um registro e o resgate histórico-cultural da nossa música de raiz.

Participaram do projeto os artistas: Azanias, Boquita, Chiquinho Alexandre, Dedé Paulo, John Robson, Luís Paulo e Mara Melo, além do cantor e compositor convidado, Jaílson Peres.

Mil cópias do CD promocional foram distribuídas para a população, como forma de divulgar o trabalho desses artistas e valorizar os talentos da terra. A Fundação Canudos vê na arte e na cultura de nossa gente o nosso maior patrimônio.

 

AÇÃO: Campanha de doação de livros, revistas e períodicos
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos iniciou, 19 de abril de 2010, mais um ciclo da Campanha de doação de livros, revistas e periódicos a escolas de ensino público no município de Quixeramobim.

Neste período de doações, as escolas beneficiadas com dezenas de revistas e livros, com conteúdos didáticos e recreativos para compor o acervo de suas bibliotecas, foram: Escola Agrícola de Ensino Fundamental Deputado Leorne Belém, Escola de Ensino Fundamental Zilá Zilda Carneiro e Escola de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Fernandes.


A iniciativa da Fundação Canudos tem por objetivo a promoção do aprimoramento da leitura e escrita, que representam uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos educadores e gestores educacionais na atualidade.


Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisas IPSOS em dez países, incluindo o Brasil, mostrou que as crianças e os adolescentes brasileiros lêem muito pouco, dedicando a maior parte de seu tempo livre a outras atividades não relacionadas à busca pela cultura.


O maior desafio, segundo o presidente da Fundação Canudos, Sérgio Eduardo Holanda Machado, é fazer com que os livros e revistas distribuídos sejam efetivamente lidos e trabalhados pelos alunos, e venham a contribuir para a formação sociocultural de cada um deles, dando-lhes a oportunidade de mudar sua qualidade de vida e em conseqüência, a sociedade. Para isso, conta-se com o apoio dos professores e gestores escolares para que em parceria, possam ser colhidos os frutos deste projeto.

 

AÇÃO: Campanha de doação de livros, revistas e periódicos
PERÍODO: Permanente

A Fundação Canudos, sendo conhecedora da dificuldade enfrentada na rede educacional de ensino no que se refere a leitura, produção e interpretação textual,criou a campanha de doação de livros,revista e periódicos na intenção  dar suporte as metodologias já aplicadas por professores nas salas de aulas das escolas públicas do município.

Várias escolas que já foram beneficiadas e através do material doado desenvolvem projetos com seus alunos afirmando bons resultados e maior interesse dos mesmos por textos de linguagem mais formal como os que são encontrados nas revistas encaminhadas às mesmas pela Fundação.

No ultimo dia 15, a Fundação Canudos entregou mais dezenas de revistas as Escolas de Ensino Médio Assis Bezerra, Escola de Ensino Fundamental Álvaro de Araújo Carneiro e Escola de Ensino Médio e fundamental Humberto Bezerra. Durante a entrega sempre é esclarecido aos diretores das entidades de ensino beneficiadas as intenções da Fundação e a importância da parceria dos gestores com a entidade para se ter o melhor resultado possível com a campanha. Pede-se também que o material não seja usado para recortes pois a intenção é que elas sejam lidas e auxiliem pesquisas .

Paralelamente a Campanha de doação de revistas, livros e periódicos a Fundação Canudos, em parceria com a Canudos FM, leva ao ar diariamente dois programas voltados totalmente para a educação: Nossa língua Portuguesa, que esclarece e dá dicas sobre a reforma da língua com o novo acordo ortográfico e o Quixeramobim em um minuto que conta de forma seqüenciada a história do município. 

 

 

AÇÃO: Campanha de entrega de revistas, livros e periódicos
PERÍODO: Permanente

A campanha de doação de revistas, livros e periódicos para as escolas públicas do município de Quixeramobim, criada pela fundação Canudos, entregou no dia 30 de novembro de 2009 dezenas de revistas aos colégios Virgilio Távora e Liceu Deputado Alfredo Almeida Machado. 

Na ocasião foi discutida com a direção das referidas escolas a importância da leitura para o desenvolvimento do senso crítico-perceptivo dos alunos, que melhora o desempenho escolar e as relações sociais. As revistas doadas pela Fundação são adquiridas através de doações.

Os interessados a contribuir, deverão entrar em contato através dos telefones: (88) 3441.02.63/ 3441.11.78

 

AÇÃO: Veiculação do programa educativo Quixeramobim em Um Minuto
PERÍODO: Permanente

Sentindo a necessidade de desenvolver um trabalho de resgate e de valorização da história do município, a Fundação Canudos está desenvolvendo o projeto Quixeramobim em Um Minuto, que busca conscientizar a população local da importância histórica do município, bem como possibilitar a formação cidadã através do envolvimento da comunidade escolar e da participação da juventude, num trabalho de pesquisa coordenado pela professora e historiadora Clemilda Feijão.

O projeto encontrou na Canudos FM, emissora pertencente a Fundação Canudos o espaço ideal para veiculação, onde diariamente são levados ao ar programas que contam um pouco sobre a história, o patrimônio cultural e os costumes da Terra de Antonio Conselheiro.

Com uma história rica em fatos, personagens e valores culturais, a participação em momentos importantes da história brasileira e até mesmo mundial, como na Segunda Grande Guerra, a atuação em movimentos como a Confederação do Equador, Quixeramobim é, através desse projeto estudado desde a sua colonização até os dias atuais para que se possa, conhecendo a história compreender melhor o presente.Esse processo de conhecimento e difusão dos valores do município busca além do resgate da história a formação de atores sociais, o desenvolvimento de um senso crítico. Para os idealizadores do Quixeramobim em Um Minuto, a proposta é fazer com que a história seja vista não como uma coisa estática, que ficou no passado, mas que faz parte do nosso cotidiano, que é construída diariamente e que reflete a nossa sociedade, o modo como vivemos o presente e projetamos o futuro.

Partindo desse princípio, a participação de jovens das redes públicas e privadas de ensino vem criar uma nova consciência na juventude, despertar os outros públicos e abrilhantar o projeto, pioneiro no município, aliando o conhecimento alcançado no ambiente de pesquisa ao alcance do rádio, numa metodologia dinâmica e de fácil compreensão.

 

AÇÃO: Campanha de Doação de Revistas e periódicos – Escola Maria de Araújo Carneiro
PERÍODO: Permanente

A Campanha permanente de Doação de livros, revistas e periódicos para as escolas públicas do município de Quixeramobim, objetivando o acesso a leitura e o fortalecimento da educação entre crianças, jovens e adultos, da Fundação Canudos, entregou dezenas de revistas atuais a Escola Maria de Araújo Carneiro, situada no bairro Monteiro de Moraes.

Com a iniciativa, a Fundação Canudos objetiva estimular o hábito da leitura, fundamental para um bom desenvolvimento dos estudos, sobretudo da compreensão de textos, apontada como uma das maiores carências da educação, conforme apontam dados do Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece), onde foi constatado que 80% dos alunos de Ensino Médio das escolas públicas do Estado do Ceará só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 2,8 % atingiram o nível desejado na avaliação.

Preocupada com a situação, a Fundação Canudos mantém permanentemente a campanha que pretende levar a todas as escolas públicas do município livros, revistas e periódicos arrecadados.

Os interessados em contribuir, deverão entrar em contato através dos telefones: (88) 3441.02.63/ 3441.11.78.

 

AÇÃO: 7º Festival de Violeiros e Repentistas de Quixeramobim
PERÍODO: 05 de setembro/09

A Fundação Canudos, sempre em busca de resgatar e promover a cultura nordestina, apoiou o evento Festival de Violeiros e Repentistas de Quixeramobim, em sua sétima edição, realizada dia 05 de setembro de 2009, na Fazenda Jardim. 

Poesia, repente e o melhor da viola nordestina deram o tom ao evento que contou com a participação de diversas duplas de violeiros, repentistas e poetas populares da região. Iniciativas como esta são o foco da ação cultural da Fundação Canudos que luta para manter viva as nossas manifestações culturais, mostrando o valor dessas expressões e incentivando a criação artístico-cultural no semi-árido nordestino.

 

AÇÃO: Campanha de Doação de Revistas e periódicos
PERÍODO: Permanente

Tendo como objetivo fortalecer a educação e o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos, a Fundação Canudos criou a campanha de doação de revistas e periódicos para as escolas públicas do município, tendo atendido inicialmente as escolas Alfredo Almeida Machado, na sede do Distrito de Manituba e a Escola Joaquim Fernandes, no bairro Cohab. 

Ao todo foram entregues mais de cem revistas e periódicos que passaram a compor as bibliotecas das escolas. A iniciativa visa possibilitar ao alunado um maior contato com publicações de qualidade, além de incentivar o hábito da leitura e compreensão de textos, apontados como uma das maiores deficiências entre o público estudantil. 

A campanha será permanente e o objetivo é que todas as escolas públicas do município possam receber as doações.

 

AÇÃO: Semana de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
PERÍODO: 15/05/2009 a 18/05/2009

A Fundação Canudos atuou como parceira do Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Creas, Cras, Ministério Público e Núcleo de Enfrentamento à Violência, na promoção da Campanha Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, evento que contou com a seguinte programação:

15/05/2009, às 08:00h: Caminhada, com saída da Praça da Estação e chegada na Praça da Prefeitura;
18/05/2009, às 08:00h, no Hotel Veredas do Sertão: Entrega da Premiação do Concurso de Redação e palestra com o tema: Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que teve como palestrante o Dr. Enéas Romero de Vasconcelos, promotor da Infância e da juventude de Quixeramobim.

Além da programação oficial alusiva a Campanha, a Fundação Canudos promoveu uma campanha educativa na Rádio Canudos FM alertando a população sobre a importância de combater a violência sexual contra as crianças e adolescentes e denunciar essa prática criminosa às autoridades competentes.

 

AÇÃO: Ação: II Quiarte- Mostra de Arte e Cultura de Quixeramobim
PERÍODO: Período: 10 a 13 de janeiro de 2008

A II Quiarte, a exemplo da primeira edição, além da apresentação de artistas, proporcionou espaço para o fazer criativo através da realização de oficinas das mais diversas modalidades de arte: cênicas, plásticas, dança, etc., voltadas para o público infanto-juvenil, além da exibição de filmes nacionais, realização de espetáculos de dança, teatro, circo, exposição de artes plásticas, shows, patrimônio cultural e o intercâmbio entre artistas locais e artistas convidados. 

A Culminância do evento aconteceu nos dias 10,11, 12 e 13 de janeiro, em espaços públicos da cidade, com acesso democrático e gratuito para a população, oportunizando a participação, o aprendizado e a vivência cultural com informações no campo da arte e da cultura que contribuam para a formação humana, social e profissional de adolescentes e jovens dotando-os de novos paradigmas, rumos e atitudes para suas vidas e despertando a população de Quixeramobim e das cidades pertencentes à região do sertão central do Ceará para a importância de seu papel na preservação da cultura cearense e brasileira.  

A cada nova edição da mostra a Fundação Canudos realiza um verdadeiro resgate cultural, valorizando a arte, a cultura e as tradições de nossa gente, contemplando o município de Quixeramobim e na região de Sertão Central com um dos maiores eventos de arte e cultura do Estado.

 

AÇÃO: Campanha de conscientização sobre empréstimos consignados para idosos
PERÍODO: novembro/2008 a janeiro/2009

Em colaboração com o Ministério Público Estadual, a Promotoria de Justiça e o Conselho Municipal do Idoso de Quixeramobim, a Fundação Canudos realiza a Campanha de esclarecimento a cerca dos empréstimos consignados para aposentados, com o objetivo de alertar os idosos e seus familiares sobre os riscos de se adquirir empréstimos consignados, com desconto em folha, prática que tem chamado a atenção da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público e da sociedade em geral pelo grande número de idosos lesados em virtude desses empréstimos. Com a campanha veiculada na rádio Canudos FM, idosos e a sociedade tem a oportunidade de obter maiores informações e dicas para evitar contrair empréstimos que venham a comprometer a subsistência do idoso.

 

AÇÃO: Divulgação do Evento Conselheiro Vivo – Quixeramobim com ele
PERÍODO: 01 a 13 de Março/2005

Quixeramobim, cidade natal de Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, mártir de Canudos homenageia anualmente seu ilustre filho na data em que este nasceu, com o evento intitulado Conselheiro Vivo – Quixeramobim com ele, que tem como objetivo fundamental o resgate da saga de Conselheiro e a história da comunidade fundada por este.
A Fundação Canudos, assim denominada em homenagem a Antonio Conselheiro e sua gente atuou na promoção do evento apoiando irrestritamente a sua elaboração e concretização através da Canudos FM, com a produção de textos, vinhetas, releases e coberturas jornalísticas, como forma de sensibilização e educação da população para a preservação da memória do mártir de Canudos, o filho de Quixeramobim que enfrentou o império na luta por seus ideais de justiça social.

 

AÇÃO: Campanha de combate a dengue – 01
PERÍODO: 19 de Abril a 19 de maio/2005

Motivada pela grande quantidade de casos de dengue ocorridos no município, a Fundação Canudos, através Canudos FM criou a campanha de conscientização e prevenção da doença que principalmente no período chuvoso acomete grande número de pessoas.

Entendendo que a informação é uma eficiente arma de combate ao mosquito transmissor e uma excelente forma de mobilizar a sociedade a fim de acabar com os focos da doença, a Fundação Canudos produziu e divulgou a campanha intitulada “Dengue: Para prevenir basta virar tudo que acumula água”, alertando para as formas de combater a doença através da mobilização social e dicas para reconhecer seus sintomas, prestando assim, um serviço de utilidade pública em toda a programação da Canudos FM.

 

AÇÃO: Campanha de Educação no Trânsito
PERÍODO: 09 de Maio a 09 de Junho de 2005

Com base na incidência de inúmeros acidentes/mês envolvendo principalmente motocicletas pilotadas em alta velocidade e na grande maioria das vezes por menores ou pessoas sem habilitação, a Fundação Canudos criou uma campanha educativa de Prevenção de acidentes e legalização do trânsito utilizando-se de spots no formato teatro, com o apoio da Cooperativa de calçados Quixeramobim, promovendo a sensibilização da população para a necessidade da habilitação, de respeitar a velocidade permitida, fazer revisões periódicas nos veículos e respeito aos pedestres.

 

AÇÃO: Campanha de combate a dengue – 02
PERÍODO: 09 de junho a 23 de setembro de 2005

Diante do ainda preocupante número de casos de dengue no Estado do Ceará e particularmente no município de Quixeramobim, e o levantamento por parte da Vigilância sanitária do município de grande numero de domicílios que por manterem-se fechados impossibilitavam o trabalho dos guardas da Vigilância Sanitária, a Fundação Canudos através da Canudos FM realizou uma nova campanha através da veiculação de matérias jornalísticas, spot’s educativos e testemunho pessoal de cooperados da Cooperativa de Calçados Quixeramobim para incentivar a população a colaborar com as equipes de trabalho de prevenção da doença.

Segundo a Vigilância Sanitária do Município o apoio da população Às equipes de trabalho é fundamental para o enfrentamento e a extinção do problema.

 

AÇÃO: Campanha de incentivo a amamentação
PERÍODO: 29 de junho a 19 de novembro/2005

Levando em conta a importância da amamentação para a saúde da criança e entendendo que se a mãe é informada da importância de seu leite como alimento, com seus componentes maravilhosamente dosados, que variam de acordo com a necessidade do bebê, se conhece a cumplicidade afetiva que se estabelece, e a relação de amor, confiabilidade e segurança que vivenciarão por toda a vida, certamente considerará a imunidade, que possibilitará a seu filho viver com saúde, com menores chances de contrair infecções e doenças. O leite materno funciona como uma vacina contra quase todas as infecções que a mãe teve no passado, mesmo antes da gravidez, também protegendo o bebê contra as infecções mais comuns nos primeiros dias após o nascimento. Diminui os riscos de desenvolvimento dos processos alérgicos, devidos à introdução precoce das proteínas pesadas do leite de vaca.
Baseada nessas informações, a Fundação Canudos, através da Canudos FM veiculou campanha de incentivo a amamentação, alertando para os benefícios do ato para a mãe e a criança, utilizando-se de spot’s educativos na programação da emissora.

 

AÇÃO: Apoio à II Calourada da Universidade Vale do Acaraú - UVA
PERÍODO: 22 a 26 de agosto/2005

Visando valorizar o ingresso na vida acadêmica e a importância da universidade para o desenvolvimento regional, a Fundação Canudos, através da Canudos FM, apoiou a II Calourada da Universidade Vale do Acaraú – UVA, visando contribuir com a integração dos novos alunos e veteranos e da sociedade quixeramobinense com a universidade, na promoção do evento que reuniu não só universitários da UVA, como também da FECLESC e da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

 

AÇÃO: Campanha de combate às queimadas e preservação da flora
PERÍODO: 12 de setembro a 19 de novembro/2005

A campanha de combate às queimada e preservação da flora, veiculada na Canudos FM faz parte de uma ação de apoio da Fundação Canudos ao IBAMA, que visa conscientizar os agricultores que utilizam essa prática para o preparo da terra.

O objetivo principal é de que as queimadas aconteçam somente com autorização do Ibama e de forma controlada, com a construção de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo, evitando assim a devastação da vegetação nativa e os riscos o para a manutenção da vida em geral.

 

AÇÃO: Campanha de valorização do idoso
PERÍODO: 20 a 27 de setembro/2005

RELATÓRIO


Campanha veiculada através de spot’s na programação da Canudos FM, visando a valorização do idoso a promoção do bem-estar e a auto-estima dos mesmos, com dicas de saúde, alimentação e lazer para tornar a terceira idade um período a ser vivido no sentido mais amplo do verbo viver. Mais do que uma campanha para o idoso, esta campanha tornou-se uma ferramenta de informação e educação da sociedade.

 

AÇÃO: Apoio à peça Sombras e Pó
PERÍODO: 25/10 a 01 de novembro/2005

RELATÓRIO


Apoiar eventos culturais é uma das grandes preocupações da Fundação Canudos. A peça Sombras e Pó representa uma tentativa de manter vivo o teatro em nosso município, resgatar o interesse da sociedade pelas apresentações culturais e promover uma reflexão bem humorada e poética sobre a vida e a morte, numa apresentação que á na realidade uma exaltação à vida e à esperança.
A Produção de material de áudio e divulgação da peça teatral Sombras e Pó, uma reflexão sobre a vida e a morte, encenada por atores do município, contou com o apoio total da Fundação Canudos e da Canudos Fm 106,7, que disponibilizaram estúdio e material humano necessários à promoção e realização do evento, que teve grande repercussão na cidade.

 

AÇÃO: I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PERÍODO: 30 DE NOVEMBRO DE 2005

A necessidade de realização deste seminário nasceu da construção do atendimento diário efetuado pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e da estreita relação entre o envolvimento do adolescente na prática de atos infracionais motivados ou estimulados por substâncias entorpecentes.

Ficando também constatado que, apesar de haver uma ampla legislação disciplinando e proibindo a venda ou entrega sob qualquer forma de substância capaz de causar dependência física ou psíquica à crianças e adolescentes, é prática corrente nos estabelecimentos comerciais do município ignorarem os ditames da Lei, especialmente estimulados pela deficitária fiscalização.
Verificou-se, ademais, a existência de todo um posicionamento cultural no sentido de associar o consumo dessas substâncias como promotoras de diversão, como se a alegria houvesse se distanciado tanto do coração dos seres humanos, que só pudesse ser alcançada mediante a combinação de substâncias químicas.


Assim, esse evento buscou alertar a comunidade local para o problema gerado pelo consumo de substâncias entorpecentes por nossos jovens e por fim, despertá-los para o prazer da vida sem drogas.

 

AÇÃO: Campanha de não violência contra as mulheres
PERÍODO: 18/11/2005 a 18/02/2006

RELATÓRIO


Baseada na “Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as
Mulheres”, campanha esta realizada desde 1991 em aproximadamente 130 países, essa ação tem como objetivo combater todas as formas de violência contra as mulheres e fortalecer a auto-estima das mulheres vitimadas, buscando ainda estabelecer um elo simbólico entre violência contra mulheres e direitos humanos.

 

AÇÃO: Campanha Trânsito Seguro
PERÍODO: 01 de fevereiro/2006 (em andamento)

Diante das estatísticas de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, a maioria com vítimas fatais, a Fundação Canudos, a Canudos FM e a Cooperativa de Calçados Quixeramobim Ltda – COCALQUI, encabeçam a campanha de trânsito, usando a metodologia do testemunho de pessoas da sociedade, contando suas experiências no trânsito e aconselhando a população a respeitar as regras de trânsito e os cuidados que devem ser tomados na condução de veículos, como respeito ao pedestre e à sinalização, evitar alta velocidade, etc, além da divulgação de spot’s educativos para um trânsito seguro.

 

AÇÃO: Quiarte – Mostra de Arte e Cultura de Quixeramobim
PERÍODO: Novembro/2006

A Fundação Canudos realizou em 2006 a I Quiarte - Mostra de Arte e Cultura de Quixeramobim, um evento que promoveu uma efervescência cultural jamais vista na cidade e na região central do Ceará. Um grande encontro entre artistas – locais, estaduais e nacionais, através de apresentações de teatro, dança, circo, de música instrumental; exposições de artes plásticas e da cultura tradicional popular.

A 1ª QUIARTE é um espaço de exibição da produção cultural dos novos artistas e de seu contato com o público. Um espaço que enseja intercâmbio de informações, discussão e aprendizado. Além da exibição, o evento reserva ainda espaço para o fazer criativo em oficinas nas mais diversas modalidades: teatro, dança, clown e artes plásticas.

A 1ª Quiarte foi pensada em forma de festival: várias atividades acontecendo ao mesmo tempo em módulos intercomplementares. No módulo Artes Cênicas, a curadoria apresentou várias formas de expressão corporal através do teatro, da dança e do circo com espetáculos locais e convidados. Apresentações que reúnem várias modalidades do fazer cênico: teatro de bonecos, teatro infantil e adulto, espetáculos de teatro de rua, espetáculos de clown, de dança clássica e de danças populares.

No Módulo Música foram apresentados novos sons e conceitos musicais, muitas vezes desconhecidos do grande público.

No Módulo Artes Plásticas foi realizado o I Salão de Artes Plásticas de Quixeramobim, favorecendo o lançamento de novos talentos em pintura do Ceará.

O Módulo Patrimônio Cultural promove o resgate de manifestações populares tradicionais como violeiros, emboladores, Boi de Reisado e Maracatu.

O Encontro fez circular o produto cultural produzido pelos cearenses, oportunidade para a população vivenciar a arte como pão que alimenta a alma, sugere reflexão e fomenta o conhecimento acerca de novas visões de mundo.

Para a Fundação Canudos a realização da I Quiarte é um marco na cultura do município, que terá uma edição anual do evento, acontecendo sempre no mês de novembro.

 

AÇÃO: Campanha de combate à violência
PERÍODO: 05/03/2007 a 05/06/2007

RELATÓRIO

Com o objetivo de cultivar a cultura da não-violência, a Fundação Canudos, através da Canudos FM, desenvolveu uma campanha de reflexão e promoção da cultura da paz e de conscientização para a superação da violência, com ampla divulgação, a partir de uma abordagem dinâmica, em peças de rádio teatro.

A Fundação Canudos abre um canal de discussão para que a sociedade possa refletir sobre a crescente onda de violência em nosso país, buscando a partir da conscientização uma convivência harmoniosa, saudável e pacífica, para a transformação social.

 

 

 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2014  - Todos os direitos reservados